quinta-feira, 4 de junho de 2009
Hall of Fame da Decadência - Élvio Santiago
Explicar o "fenómeno" Élvio Santiago é um assunto que requer algum tempo, pois é algo que consegue ser tão ridículo que se não for por partes, corria o risco de me perder em divagações e em vez de um texto teríamos um mini-livro.
Primeiro há que analisar bem as várias peças do puzzle que compõe este jovem astro em ascensão da dita "música ligeira portuguesa". Convém também referir que aquilo a que eu chamo música não é propriamente aquela coisa que este jovem faz. Mas isso são pormenores com os quais não nos iremos debater agora.
Élvio Santiago é um jovem de 19 anos, igual a muitos outros desta "geração Hi5 / Morangos com Açúcar". Até diria mais, Élvio é um exemplar "Alpha" desta nova geração de híbridos que se vestem à chulo e usam penteados de mulher típicos dos vídeo-clips de bandas de hard-rock nos anos 80.
O seu percurso desde cedo se delineou nesta área do espectáculo tal como seu website - http://elviosantiago.net/ - faz questão de mencionar, ao relatar que este aos 4 anos de idade já "brincava aos artistas, cantando e dançando em frente ao espelho". Diz-nos ainda, que com o passar do tempo o gosto dele por esta área "não esmoreceu", fazendo com que este "quisesse aprender mais e mais", levando-o desta forma a frequentar escolas de canto e dança. Não aprendeu grande coisa, diga-se a verdade, pois actualmente parece uma menina desengonçada a dançar e quanto ao cantar é melhor nem fazer grandes comentários... Mas pelo menos ficamos descansados por saber que o rapaz tentou!
O seu primeiro álbum intitula-se de "Alta Tensão" e este adequa-se que nem uma luva à temática nele explorada, visto haver já inúmeros casos de pessoas que após terem iniciado a escuta do mesmo apresentaram sintomas como profundas dores nos ouvidos, havendo mesmo quem tenha sugerido que eram equivalentes a descargas eléctricas de pelo menos 5000 volts, enquanto outros sentiram que o cérebro se lhes derretia à medida que iam avançando na escuta deste. Há mesmo rumores que os Serviços Secretos americanos planeavam usar o álbum como método de tortura na prisão de Guantanamo. No entanto a vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais dos EUA e a política deste em abolir tais práticas e em fechar a famosa prisão terão acabado por levar este plano de volta à gaveta. Eu concordo plenamente com isto, pois sou uma pessoa completamente contra qualquer tipo de torturas, ainda para mais tratando-se de uma tão vil e cruel como esta seria. Chega quase a soar a algo imaginado pelo governo chinês!
Um pouco mais a sério, gostaria de vos mostrar os títulos das faixas que compõe este álbum, para que aqueles que ainda não conhecem este fenómeno possam ter uma pequena ideia daquilo com que estamos a lidar:
1- Alta Tensão
2- Amor De Romaria
3- Vou-te Excluir Do Meu Orkut
4- Élvio (meu nome na tua boca)
5- Quero Ser o Teu Herói
6- Tu És Minha Fera
7- Eu Estarei Pensando Em Ti
8- Coração Clandestino
9- Anjo Diabólico
10- Por Amor
11- Eu Sou Latino
12- Vou Pedir a Tua Mão
Posto isto, penso que concordarão comigo quando digo que há aqui algumas "pérolas" que não podem passar sem ser mencionadas. Haverá certamente gostos para tudo, no entanto, os títulos "Élvio (meu nome em tua boca)", "Tu És Minha Fera", e "Eu Sou Latino" são dos que mais me agradam. Principalmente este último, pois aqui percebemos algo que nos poderia perfeitamente ter escapado. É que, olhando bem para o Élvio, com aquele penteado ele mais parece uma mistura de Bonnie Tyler com José Castelo Branco, então convém que se saiba que ele na realidade é latino, por forma a evitar qualquer tipo de confusões.
Mas a cereja no topo deste fascinante bolo é mesmo a 3ª música, o momento "emo" do álbum, que dá pelo nome de "Vou-te Excluir Do Meu Orkut". Ao que consegui apurar este foi o primeiro single de Alta Tensão, valendo-lhe uma aparição no programa Você na TV da TVI (porque como é óbvio nenhum outro canal nem programa seriam os mais indicados para a iniciação televisiva de Élvio) para interpretar o tema, em formato playback (não fosse a nossa jovem estrela danificar uma das suas cordas vocais), como poderão comprovar mais abaixo. Seguiram-se posteriormente várias outras participações em programas televisivos, que podem mais facilmente ser encontradas na sua página de Hi5: http://elvio-santiago.hi5.com
Originalmente este tema é de um compositor brasileiro (quem diria...), chamado Ewerton Assunção, pois ao que se sabe, na altura da gravação de Alta Tensão, o QI de Élvio não lhe permitiria ainda escrever as suas próprias parvoíces, e o resultado é o que se pode ver e ouvir aqui em baixo. Coloco juntamente um link para que possam visualizar a respectiva letra:
http://vagalume.uol.com.br/elvio-santiago/vou-te-excluir-do-meu-orkut.html
Gostaria de dar especial destaque ao refrão de tão único que é! A utilização do termo "deletar-te" e o enfase dado em ÉMÊ ÉSSÊ ÉNÊ (vulgo MSN), poderiam ser apelidados de verdadeiros momentos de inspiração, caso tudo isto fosse uma bela de uma comédia. Mas a realidade é que não é...
Para quem não sabe o que o "Orkut" é, deixem que vos informe que este é nada mais nada menos do que um destes sites de redes sociais que agora estão muito em voga, sendo este, mais especificamente, um equivalente ao Hi5, site que em Portugal é bem mais popular. Ou seja, nada mais nada menos que um site de engate, onde é frequente ver gente a exibir mais de 100 fotos suas nas mais diversas situações, incluindo as mais ridículas e aberrantes, mas onde por norma se destacam as fotos com poses "pró estilo" e obviamente as fotos sexys na praia. Um verdadeiro mar de libido para os adolescentes!
Adiante porque ainda há mais!
Se tiverem olhado atentamente para imagem que seleccionei deverão em ter reparado que o título que acompanha é nada mais, nada menos do que "Vou-te Bloquear No Meu Hi5"! Como diria o nosso velho conhecido Fernando Pessa "E esta hein"?
Ah pois é, Élvio teve a brilhante ideia de "reinventar" o hit de que falávamos anteriormente e adequa-lo melhor ao panorama português (provavelmente alguém lá percebeu que utilização de termos como "deletar-te" não se inserem assim tão bem no panorama da língua portuguesa), utilizando desta forma algo mais ligado à nossa sociedade. O instrumental da música foi também adaptado a este novo tema, tendo sofrido uma alteração tão grande quanto a letra e a temática desta, o que é o mesmo que dizer que na verdade não mudou quase nada. Se quiserem fazer a comparação é só pesquisarem no youtube e poderão comprovar aquilo que digo
Antes de terminar gostaria de deixar aqui uns pequenos conselhos ao Élvio, a ver se a coisa melhora para os lados dele. Aqui vão eles:
Élvio, eu sei que só tens 19 anos, mas começa a ficar na altura de parares de te comportar como um miúdo de 13/14. Eu compreendo que queiras conhecer raparigas, é normal, principalmente na tua idade, mas era bom que o parasses de o fazer via internet. Por aquilo que cantas e desencantas já todos percebemos que não resulta, e como tal, tentares no futuro uma nova abordagem é capaz de ser algo que beneficie a tua pessoa.
Também gostaria de te dizer que essa táctica de andar constantemente a mudar de número de telemovel, de e-mail e endereço de MSN sempre que te chateias com uma miúda, não me soa a uma atitude muito madura. Para além do mais, já viste bem o trabalho e o tempo que vais estar a gastar continuamente a avisares todos os teus amigos, familiares e conhecidos dos teus novos contactos sempre que tal acontecer? É que parece-me mesmo uma trabalheira desnecessária...
E para finalizar, acima de tudo o resto, peço-te por favor que faças qualquer coisa em relação a esse penteado e a essa maneira de dançares e cantares, porque enquanto isso continuar assim acho que vais continuar a ver as raparigas com quem andas a irem sair com os ex-namorados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
OMD, fiquei apaixonada.
ResponderExcluirO raio do tal Élvio é tão ridiculo que cada vez que penso nele só me apetece enfiar-lhe um montão de coisas pontiagudas pela boca abaixo (ou melhor ele, pois ele ainda me agradeceria).
Não percebo como ainda há gente que considera este rapaz um verdadeiro macho (não é suficientemente clara a orientação sexual dele?) e gosta da sua música (sem comentários).